A saudade invadiu o reino do Dragão com a triste notícia da morte de Paquito, aos 63 anos. Este antigo futebolista fez história ao sagrar-se campeão pelo FC Porto na temporada 1985/86. O clube portista já expressou as condolências à família deste ícone do futebol português.
Não só o FC Porto, mas também o Rio Ave, clube onde Paquito jogou e treinou, manifestaram o seu pesar pela prematura partida deste símbolo do desporto nacional. Natural de Vila do Conde, Paquito deixou um legado valioso para os jovens jogadores e para a comunidade desportiva em geral. A sua paixão pelo futebol e o seu compromisso com o clube do coração foram elogiados e recordados com carinho e respeito.
Francisco José da Costa Saura, ou Paquito, como era carinhosamente conhecido, destacou-se também noutras equipas, como o Vitória SC, Marítimo, Varzim, Beira-Mar, Torreeense e Vizela. O seu percurso e influência no mundo do futebol não serão esquecidos.
O velório de Paquito terá lugar na Igreja do Desterro, em Vila do Conde, e o funeral realizar-se-á na quarta-feira, 13 de dezembro, pelas 15h30, na Igreja Matriz de Vila do Conde.
O FC Porto e o Rio Ave, bem como toda a comunidade desportiva, lamentam esta perda irreparável e juntam-se em solidariedade à família e amigos de Paquito. O seu legado permanecerá vivo no coração de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer e de partilhar momentos especiais ao seu lado.
#FCPorto #Paquito #Luto #FutebolPortuguês
O dia amanheceu mais triste, no reino do Dragão. Morreu Paquito, aos 63 anos. O antigo futebolista foi campeão pelo FC Porto na temporada 1985/86. Os dragões já lamentaram a perda para a família portista.
“O FC Porto recebeu com consternação a notícia da morte de Francisco José da Costa Saura, Campeão Nacional em 1985/86 que acaba de falecer aos 63 anos. À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências”, pode ler-se nas redes sociais do FC Porto, clube onde Paquito conquistou o campeonato nacional, o único título na sua carreira.
O FC Porto recebeu com consternação a notícia da morte de Francisco José da Costa Saura, Campeão Nacional em 1985/86 que acaba de falecer aos 63 anos.
À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências.👉 https://t.co/PneRLW06F9#FCPorto pic.twitter.com/8i6IJO52R4
— FC Porto (@FCPorto) December 12, 2023
Também o Rio Ave, clube onde jogou e treinou, ele que era natural de Vila do Conde, já apresentou as condolências por esta morte prematura.
“A notícia do falecimento de Paquito entristece-nos profundamente. Testemunhei, ao longo destes muitos anos, a paixão e alegria com que todos os dias treinava e formava os jovens da nossa formação, contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento, como jogadores mas sobretudo como cidadãos. Ao Paquito nada se lhe pode apontar no que ao compromisso com o Rio Ave FC diz respeito. Era o seu maior orgulho, como rioavista mas particularmente como vilacondense. A mim, muito pessoalmente, entristece-me sobremaneira a sua partida e a dor duma família que me é próxima. Não consigo deixar de pensar na sua mãe, Dª. Leopoldina, na Ana, sua esposa, no seu filho João e nos irmãos Luís e André. A eles deixo toda a minha solidariedade e força neste momento difícil. Nenhumas palavras são o bastante para a merecida e sentida homenagem ao nosso Paquito. Endereço as minhas mais sentidas condolências a toda a sua família, aos seus amigos, a toda a família rioavista e particularmente a todo o grupo de trabalho da nossa equipa B”, lamentou Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave, em comunicado.
🖤 Rio Ave FC de luto por Paquito!
Estamos de coração partido com a notícia da perda do amigo, sócio, ex-jogador e treinador do nosso Clube. Uma perda irreparável para quem teve o privilégio de conviver com Francisco Saura.
ℹ Nota de pesar: https://t.co/sJ7bGVZ22O#rioavefc pic.twitter.com/imwu2uDYd3
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) December 12, 2023
De nome de batismo Francisco José da Costa Saura, ficou mais conhecido por Paquito. Jogou também pelo Vitória SC, Marítimo, Varzim, Beira-Mar, Torreeense e Vizela.
O velório de Paquito será na Igreja do Desterro, em Vila do Conde. Depois, o funeral realiza-se esta quarta-feira, 13 de dezembro, pelas 15h30, na Igreja Matriz de Vila do Conde.
src: https://correiodigital.com.pt/2023/12/12/dor-fc-porto-de-luto/